6 técnicas para aumentar seu foco nos estudos para os vestibulares

Quando os estudos para o vestibular vão ficando mais intensos, a concentração começa a cair e aparecem mais distrações. Saber investir de forma adequada na qualidade de tempo dedicado aos estudos, ajuda a memorizar para quando aparecer alguma dúvida.
Algumas técnicas que podem ajudar são:

Meditação antes de começar com os estudos

A meditação não faz parte das técnicas de memorização, porém pode ajudar muito a aumentar o foco, fazendo toda a diferença na hora de estudar. Ela ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, que sempre ficam à flor da pele no período do pré-vestibular. Além disso, aumenta o foco, a criatividade, a motivação, a sentimento de bem-estar e a habilidade de memorizar os assuntos.

Meditação antes de começar com os estudos

Assim, antes começar com a rotina de estudos, pegue cinco minutinhos de seu tempo, escolha um lugar que seja confortável e sente com a coluna ereta, com os olhos fechados. Concentre-se em sua respiração e veja como o ar passa pelo nariz e sai pela sua boca.

Se em algum momento ficar distraído, procure pelo foco de novo na sua respiração. No começo, quase sempre, é difícil fazer isso sozinho. Uma boa forma de ajudar com isso é usar um aplicativo com música de meditação.

Tipos de memória

O nosso cérebro possui 3 tipos diferentes de memória: auditiva, visual e cinestésica. Sabendo usá-las da forma correta, a capacidade de aprendizado pode ser mais estimulada.

Tipos de memória

Com elas, é possível alternar o jeito de como as pessoas vão aprender os conteúdos. Ou seja, algumas pessoas aprendem melhor ao escutarem um conteúdo, outras ao assistirem ou visualizarem ,e outras precisam falar em voz alta ou fazer movimentos com o corpo.

O recomendado é realizar testes com cada uma delas para descobrir aquilo que funciona melhor para você.

Gatilhos mentais

As vezes, estudamos com toda a nossa concentração, mas, de repente, apenas um único pensamento que passa rápido consegue tirar o foco. Então, você acaba se esquecendo de tudo o que estava fazendo e o tempo só vai passando e passando…

Gatilhos mentais

Neste tipo de situação, a dica é criar algum estímulo que te leve a ter uma reação de forma imediata e que possa devolver o foco. Pode ser uma frase ou uma palavra que auxilie na recuperação da concentração.

Apesar de parecer algo bem simples, conforme isso vai se tornando um hábito, ela começa a agir como um gatilho para retomar ao que estava fazendo.

Pequenas mudanças

Durante a rotina de estudos, é normal que você fique entediado. Afinal, é muito tempo dedicado à algo que precisa de bastante concentração e raciocínio.

Por isso, é bom fazer um cronograma que ajude a estabelecer uma boa variação entre as disciplinas, o tipo de exercício, e mais outras coisas. Assim, você pode acabar com o tédio e ganhar mais motivação.

Outra coisa que pode mudar é o local em que realiza os seus estudos. Caso isso não seja possível, mude algum móvel de posição, por exemplo.

Organização

É fundamental que o lugar esteja livre de grandes distrações. Nunca estude próximo da tv ou de pessoas que estejam falando, porque acabam sendo uma grande fonte de distrações. Também, é necessário que a mesa de estudos fique organizada, apenas com aquilo que você precisa na hora de estudar.

Outra questão que parece simples, mas faz toda a diferença, é a temperatura no lugar, que precisa estar bem amena. Além disso, é importante manter uma boa postura e estudar com uma iluminação mais adequada.

Quando tudo estiver organizado, é o momento de cuidar da mente.

Nada de distrações

A dificuldade em manter o foco é algo comum, e então, por isso quando ar e todos os conteúdos que serão necessários vestibulares que você vai prestar, é mais do que necessário evitar todas as distrações que você pode vir a ter.

Sempre vai haver pequenas atividades que  podem tirar atenção, ver o quanto a movimentação é grande. Entre os vários locais para estudar tranquilamente, estão as bibliotecas públicas e própria escola. Para ajudar utilize um fone de ouvido e escolha sons ambientes ou músicas instrumentais para abafar os sons externos.

Além disso, o ambiente onde estuda deve limpo e bem organizado para conseguir um acesso. Nada de ficar afastado, usando o celular com coisas que não possuem importância. Há sites que ajudam a bloquear o acesso a redes sociais pela quantidade de tempo que desejar. Eles podem ser bastante úteis no caminho, quando é feita uma boa preparação para o vestibular.

Seja como for, cada pessoa funciona de uma forma e, por isso, é importante  tirar o melhor proveito das habilidades e saber quais são os limites necessários para conseguir se conhecer, sabendo qual a melhor hora do dia para estudar e estabelecer uma rotina.

Avalie este artigo
[Votos: 1 Pontuação: 5]

Leave a Reply