Os candidatos interessados na abertura de algum concurso IBGE (seleção simplificada para temporários) ganharam no dia 11 de setembro de 2020 uma excelente notícia: saiu a portaria ministerial nº 20.388/2020, autorizando a abertura de 6.500 novas vagas temporárias!
De acordo com o documento do Ministério da Economia, esses servidores serão contratados a partir de janeiro de 2021 para “operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE”.
Portanto, bem antes do prazo final da portaria (seis meses contados a partir de 11 de setembro de 2020) deverá ser lançado o edital.
A assessoria do IBGE, por sua vez, nos informou que não há novidades para serem divulgadas no momento, além do que já ficou dito na portaria.
Concurso IBGE: 6.500 vagas autorizadas
O quantitativo de vagas do concurso IBGE, com oferta de 6.500 vagas temporárias, será distribuído da seguinte forma:
- Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas;
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
- Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas;
- Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.
Para ter acesso à portaria completa, clique na edição de 11 de setembro de 2020 do Diário Oficial da União.
Veja a seguir os desdobramentos de outras seleções previstas para o IBGE.
Concurso IBGE 2021 para o Censo Demográfico confirmado
Mas você deve estar se perguntando: e quanto ao concurso IBGE para o Censo Demográfico, o que há de novidade?
Segundo o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021, que já foi encaminhado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto de 2020, ficou mantida a previsão de que a seleção para o Censo populacional aconteça mesmo em 2021, com o orçamento provável de R$ 2 bilhões.
Para quem não se lembra, o processo seletivo do IBGE aconteceria em 2020, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.
O governo federal chegou a cogitar que deixaria o Censo para o ano de 2022. A ideia do governo era de que recursos que seriam destinados ao Censo passassem para outras políticas públicas, entre elas um reforço no orçamento do Ministério da Defesa.
Entenda o cancelamento do concurso IBGE 2020 para o Censo
Em março de 2020, a suspensão do concurso IBGE foi anunciada, de acordo com o próprio Instituto, “em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pela disseminação da COVID-19”.
Também foram adiadas as convocações para o pessoal que iria fazer o Teste de Homologação dos Equipamentos e Sistemas para o Censo, conforme comunicado divulgado em 1º de abril de 2020.
Até mesmo a coleta presencial da PNAD, um indicador importante para diagnosticar o desemprego no país e fundamentar políticas públicas, vêm sendo feita por telefone.
Leia mais em: https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/br/concurso-ibge.html