Vestibular UEMS 2020 – A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul é uma instituição pública de ensino superior, localizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul.
A instituição é uma das mais prestigiadas da região, e ao contrário de outras instituições, não possui o vestibular como uma forma tradicional de ingresso.
A seguir, falaremos um pouco sobre a história da universidade, como funciona e quais são as formas de ingressar na instituição através do vestibular UEMS, como se inscrever e muito mais.
Conheça a UEMS
A instituição conta com quatro formas de ingressar e estudar na instituição, sendo a mais procurada o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificado (SiSu).
Isso não quer dizer, contudo, que não será necessário se preparar o bastante para fazer o ENEM.
Com 19 cursos de graduação oferecidos, a vestibular UEMS atrai centenas de candidatos todos os anos. No conteúdo a seguir, trouxemos uma série de informações importantes para quem pretende ingressar na instituição nesse ano.
→ História
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi fundada no ano de 1979, sendo instituída dez anos depois, em 1989, com o objetivo de promover o desenvolvimento da educação superior na região, impulsionando o desenvolvimento científico, tecnológico e social de Mato Grosso do Sul.
A instituição possui 15 unidades universitárias espalhadas por todos o Estado. Os campus são os seguintes:
- Amambai;
- Aquidauana;
- Campo Grande;
- Cassilândia;
- Coxim;
- Dourados;
- Glória de Dourados;
- Ivinhema;
- Maracaju;
- Mundo Novo;
- Naviraí;
- Nova Andradina;
- Paranaíba;
- Ponta Porã.
Oferece 19 vestibular UEMS cursos de graduação. Muita gente que não sabe que, na verdade, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul não oferece esse método do vestibular tradicional para os candidatos ingressarem na instituição.
Leia também:
Se você está interessado no vestibular UEMS 2020, veja a seguir o que fazer para ingressar na universidade.
Vestibular UEMS 2020
A instituição não oferece um vestibular UEMS como forma de ingresso. Além disso, para quem deseja ingressar na instituição, há 4 formas de fazê-lo.
Em vez disso, a UEMS vestibular adota, principalmente, os seguintes métodos:
- SiSu (Sistema de Seleção Unificada);
- Processo Seletivo Interno (quando um curso possui vagas ociosas é aberto um processo seletivo para preencher as mesmas);
- Transferência Externa (é a transferência de alunos matriculados em outras universidades para a UEMS);
- Portadores de Diplomas (pessoas que já concluíram o ensino superior e desejam realizar outro curso).
→ Prova
A principal é por meio do SiSu, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como parâmetro para concorrer às vagas.
Depois de fazer o ENEM e o resultado for divulgado, o candidato terá um período para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada, onde poderá concorrer a uma das vagas em um dos cursos UEMS.
A seguir, nós ensinaremos como realizar a sua inscrição no ENEM e no SiSu, pois é a forma de ingresso mais procurada entre os usuários. Confira no próximo tópico!
Inscrição
Como não há uma forma para se inscrever no vestibular UEMS, a seguir ensinaremos como você poderá se cadastrar no ENEM e, posteriormente, no SiSu, e conseguir ingressar no curso desejado na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
Confira o passo a passo que elaboramos a seguir para se realizar a inscrição vestibular UEMS 2020:
- Passo 01. Acesse o site do INEP/ENEM através do endereço a seguir: www.enem.inep.gov.br e veja todas as informações depois que a página carregar. Nesse espaço, você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação ao ENEM.
- Passo 02. Clique para fazer a sua inscrição. É muito importante preencher todos os dados corretamente, assim como não se esquecer de suas informações de login, principalmente da senha utilizada, pois esses mesmos dados serão necessários para realizar a sua inscrição no SiSu.
- Passo 03. Agora é esperar o calendário para se informar em qual dia – e local – que você deverá ir para realizar as provas do ENEM.
Depois de obter os resultados da prova, o candidato deverá ir até o site do Sistema de Seleção Unificado e demonstrar interesse em, no máximo, 2 opções de cursos.
Com a nota do ENEM em mãos, o candidato estará mais próximo de conseguir ingressar no vestibular UEMS 2020.
Confira o passo a passo a seguir:
- Passo 01. Entre no site do SiSu através do endereço: www.sisu.mec.gov.br e espere a página carregar completamente. Clique na opção “quero me inscrever”.
- Passo 02. Agora, você deverá selecionar qual tipo de curso deseja e em qual universidade pretende cursá-lo. Nesse caso, escolha um curso UEMS.
- Passo 03. Pronto! Agora basta esperar as listas de chamadas serem divulgadas e ver se você foi convocado. Caso positivo, o candidato deverá confirmar sua inscrição no curso desejado.
Cursos
A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul distribui seus cursos em quatorze unidades espalhada por todo estado. Confira a seguir quais são os cursos UEMS vestibular oferecidos e seus respectivos campus:
→ Aquidauana:
- Agronomia;
- Engenharia Florestal;
- Zootecnia.
→ Campo Grande:
- Artes Cênicas;
- Dança;
- Geografia;
- Letras;
- Pedagogia;
- Turismo.
→ Cassilância:
- Agronomia;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Civil;
- Letras (Português/Inglês);
- Matemática;
- Medicina;
- Medicina Veterinária.
→ Coxim:
- Ciências Biológicas.
→ Dourados:
- Ciência da Computação;
- Ciências Biológicas;
- Direito;
- Enfermagem;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Física;
- Física;
- letras;
- Matemática;
- Pedagogia;
- Química;
- Química Industrial;
- Sistemas de Informação;
- Turismo.
→ Glória de Dourados:
- Tecnologia em Produção Sucroalcooleira;
- Tecnologia em Agroecologia;
- Geografia.
→ Ivinhema:
- Tecnologia em horticultura;
- Ciências Biológicas.
→ Jardim:
- Letras;
- Geografia;
- Turismo.
→ Maracaju:
- Administração;
- Pedagogia.
→ Mundo Novo:
- Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Ciências Biológicas.
→ Naviraí:
- Tecnologia em Alimentos;
- Direito;
- Química.
→ Nova Andradina:
- Letras;
- Licenciatura em Computação;
- Matemática.
→ Paranaíba:
- Direito;
- Pedagogia;
- Ciências Sociais.
→ Ponta Porã:
- Administração;
- Ciências Contábeis;
- fCiências Econômicas.
Resultado
O resultado do ENEM, geralmente, é divulgado no final do ano. Já o resultado do SiSu, que acredito que seja o mais importante para quem deseja ingressar na UESM vestibular, é divulgado no meio do ano.
Lembrando que só é possível participar do SiSu os candidatos que prestaram o ENEM e tiraram uma nota maior do que zero na redação e igual ou superior a 45 em todas as outras matérias.
Leia também:
Para saber, exatamente, quando sai o resultado vestibular UEMS 2020 através do SiSu, visite: www.sisu.mec.gov.br para tirar todas as suas dúvidas em relação ao programa.
→ Conclusão
Mesmo que não haja um UEMS vestibular da forma tradicional, ainda existem outras alternativas para o candidato ingressar na instituição. Se você vai fazer o ENEM nesse ano, nós te desejamos toda a sorte do mundo.
Ficou com alguma dúvida em relação ao vestibular UEMS 2020? Deixe o seu comentário que responderemos logo assim que for possível! Boa Sorte!